Assembleia Geral da ABMC

25.03.2024

Realizou-se no dia 23 de Março a Assembleia Geral da ABMC, na sede da Junta de Freguesia de Macedo de Cavaleiros, tendo sido aprovadas as Contas de 2023, o Relatório de Campanha de 2022 e 2023 e o Orçamento Rectificativo de 2024. À Assembleia Geral foram prestados esclarecimentos, especialmente o da cobrança da Taxa de Conservação sobre toda a área do AHMC, devendo ser paga pelos proprietários e usufrutuários, incidindo em todos os prédios e parcelas beneficiados. Os prédios e parcelas beneficiados são todos os que se encontram dentro da área oficial do AHMC, que compreende todas as terras abrangidas pelas obras do fomento hidroagrícola (nos termos dos Decreto-lei 269/82 e 86/2002). Foi explicado que é preferível o pagamento voluntário das taxas, evitando-se, assim, o recurso à sua cobrança fiscal. A ABMC necessita de recursos financeiros para obras de conservação urgentes. Também foi aprovada uma resolução que permite reintegrar como sócios os fundadores da ABMC e sócios que, entretanto, por razões desconhecidas, tenham deixado de figurar na listagem oficial de sócios, estando a Direcção mandatada para o efeito.

08.03.2024

Tal como anunciado nas suas propostas destinadas a reduzir os encargos a nível administrativo para os agricultores, a Comissão lança hoje um inquérito em linha para coligir diretamente as opiniões dos agricultores da UE. Este inquérito vai estar aberto de 7 de março a 8 de abril e é constituído por perguntas breves e simples. Está disponível em português e nas demais línguas oficiais da União Europeia.

Através dos resultados do inquérito, vai ser possível identificar as fontes de encargos administrativos e de complexidade decorrentes das regras da PAC, bem como de outras regras aplicáveis à alimentação e à agricultura, tanto no que toca à sua aplicação a nível nacional como às obrigações de registo e comunicação que lhes estão associadas. Os resultados preliminares serão já apresentados em meados de abril. Paralelamente, serão organizadas entrevistas com organizações de agricultores para completar o quadro.

Este inquérito proporcionará, até ao verão, uma imagem mais clara dos principais obstáculos administrativos percecionados e enfrentados pelos agricultores. Os seus resultados serão incluídos numa análise mais pormenorizada, a publicar no outono de 2024, com o objetivo de clarificar as fontes de complexidade para os agricultores: a nível da UE, a nível nacional, tanto para a PAC como para outros requisitos e políticas.

28.02.2024

A taxa de conservação e a taxa de exploração de 2023 devem ser pagas quanto antes. Está a ser enviado a todos os proprietários, usufrutuários e beneficiários, de acordo com a lei, o segundo e último aviso para este pagamento. A cobrança destas taxas é essencial para reparações urgentes e o bom funcionamento de todo o sistema de rega. Quaisquer dúvidas podem ser resolvidas ao balcão da nossa sede. Obrigado pela compreensão e cumprimento da lei.

07.01.2024

Teve lugar no passado dia 7 de fevereiro uma sessão de esclarecimento destinada a presidentes de junta e seus representantes cujas freguesias estão inseridas no perímetro do Aproveitamento Hidroagrícola de Macedo de Cavaleiros, dedicada ao tema das taxas, custos e legislação aplicadas pela Associação de Beneficiários de Macedo de Cavaleiros.
Nesta sessão foram esclarecidos assuntos relativos ao valor das taxas aplicadas, suporte legal, bem como uma caracterização da infraestrutura gerida pela ABMC e projetos futuros que justificam a sua aplicação. Os participantes conheceram melhor o âmbito das atribuições da ABMC, bem como o contexto da gestão do seu regadio, podendo responder aos seus fregueses de uma forma mais informada.

24.11.2023

A Assembleia Geral da ABMC aprovou hoje por unanimidade a adesão à CAP. A ABMC espera assim contribuir para o reforço do movimento associativo agrícola e que a Confederação defenda mais ainda os agricultores desta região trasmontana. A água é um recurso essencial para Portugal e para a agricultura e os agricultores são os primeiros interessados e agentes do seu uso sustentável. A CAP tem a água como a grande bandeira do seu empenho no desenvolvimento agrícola de Portugal.

16.11.2023

A ABMC informa os seus sócios, beneficiários e usufrutuários que a candidatura à medida 3.4.2-Melhoria da eficiência dos regadios existentes, do PDR2020, relativa ao Estudo de melhoria e modernização da Estação Elevatória foi aprovado em 19.000€. Este estudo vai permitir identificar as áreas de melhoria e servir como base e ponto de partida para a modernização da infra-estrutura da ABMC, olhando para o futuro e um funcionamento mais eficiente.

23.10.2023

A ABMC reuniu mais uma vez com a DGADR, a APA, a CAP, as CIMs de Trás-os-Montes e Douro, a CCDRN, a DRAPN, o ICNF e a FENAREG, no âmbito do Plano de Eficiência Hídrica de Trás-os-Montes. 

A reunião decorreu em Valpaços, na Casa do Vinho, no dia 23 de Outubro. 
Foram dados passos importantes para a conclusão deste trabalho de elaboração do Plano de Eficiência Hídrica de Trás-os-Montes, no qual a ABMC é parte interessada e colaborante. 
A agricultura desempenha um papel importante na conservação da natureza e no uso sustentável da água. A produção de alimentos é uma utilização nobre da água. 
A próxima reunião será em Dezembro e em Macedo de Cavaleiros. Haverá uma visita de entidades ao Azibo e ao AHMC. 

24.09.2023

Tem terrenos que gostaria de arrendar para que outros possam cultivar cereais? Milho, centeio, cevada, aveia, trigo,……

Há lavradores do Entre Douro e Minho que gostariam de o fazer na zona de Macedo de Cavaleiros, com e sem regadio.

Se tiver interesse em desenvolver este assunto, dê o seu número de telemóvel para a nossa sede, 278420020, ou pelo nosso email, abmcgeral@gmail.com e será posteriormente contactado.

Qualquer acordo será finalmente de lavrador para lavrador e não envolverá a ABMC, apenas fazemos a divulgação desta oportunidade.

28.08.2023

A ABMC participou nas reuniões do Grupo de Trabalho para a elaboração do Plano de Eficiência Hídrica de Trás-os-Montes, de 31 de julho, em Mirandela e de 28 de Agosto, em Alijó. Representou a FENAREG. Este grupo de trabalho foi criado pelo Despacho n.º 6543/2023 dos Ministros do Ambiente e da Agricultura. Presentes a DGADR, a APA, o ICNF, a ARHNorte, AdP Norte, CCDRN-DRAPN, as CIM, FENAREG, Câmaras Municipais.
A próxima reunião será em Valpaços, no dia 19 de Setembro. Os trabalhos terão de ser concluídos a muito curto prazo. A ABMC tem frisado alguns pontos como sejam os relacionados com a necessidade de criar novas fontes de água pela construção de
novas reservas, aumentar a capacidade de retenção da água da chuva por adopção de
práticas que melhorem as taxas de infiltração e reposição de níveis freáticos, redefinição dos perímetros dos aproveitamentos hidroagrícolas existentes,
disponibilização de meios. financeiros para investimentos privados e públicos em renovação e aquisição de equipamentos mais eficientes no uso sustentável da água.

07.07.2023

A ABMC submeteu hoje uma candidatura ao PDR2020 – PEPAC na medida Melhoria da Eficiência do Regadios Existentes, para a realização dum estudo sobre o estado actual das componentes eléctricas e electrónicas da Estação Elevatória do Azibo e dum projecto para a sua melhoria e modernização. O valor desta candidatura é de 24600 €. O prazo para a sua
execução inicia-se em Agosto de 2023 e termina em Março de 2024. É objectivo da ABMC terminá-la quanto antes, a fim de poder vir ainda a ser candidatada em nova fase, em concurso futuro e no mais curto espaço de tempo, a realização dos trabalhos que vierem a ser projectados, no período que mediar entre a campanha de rega deste ano de 2023 e a de 2024, cujo valor ainda é desconhecido mas que se estima na ordem das centenas de milhar de euros.
A fadiga de materiais e o tempo de funcionamento da Estação Elevatória do Azibo fazem com que estejam obsoletos alguns dos equipamentos e outros necessitem de revisão e substituição urgente. O objetivo final será melhorar a eficiência do serviço prestado e permitir a economia de meios e poupança de energia.

12.07.2023

Dia 12 de Julho, os Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros visitaram as instalações da ABMC para uma ação de treino de SBV com o seu pessoal. A iniciativa foi supervisionada pelos Bombeiros Gualter Castro e João Pedro Fraga e consistiu numa formação teórica sobre os serviços e meios de socorro á população, procedimentos de auxílio posteriormente seguido de demonstrações práticas dos procedimentos a aplicar em casos de paragem cardio-respiratória e engasgamentos. Esta acção pretende dotar os funcionários da ABMC de ferramentas de resposta a emergências e acidentes.

03.07.2023

Com a colaboração da Câmara Municipal, foi possível reparar a avaria da Rua Camilo Pessanha e repor em carga o sistema. O fornecimento de água de rega ficou restabelecido às 9.25h do dia 3, segunda-feira.

21.06.2023

O bom funcionamento dos descarregadores de fundo do Canal Condutor Principal encontra-se comprometido, em muitos deles, por obstrução das vias de drenagem. Nas recentes trovoadas ocorridas foi necessário abrir o de Carrapatas, para evacuação de água, lamas e sedimentos, tendo o caudal de cheia inundado terrenos de cultivo e provocado uma pequena derrocada num muro de contenção. O sucedido foi relatado à Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural para conhecimento e tomadas de decisão. Torna-se necessário poder abrir os descarregadores de fundo sempre que tecnicamente se justifique para o bom funcionamento do sistema de rega. Com o aumento da frequência de chuvas torrenciais que se tem verificado e a escorrência de materiais para o interior do canal, tal recurso será cada vez mais frequente. Apela-se aos senhores beneficiários,  proprietários ou utilizadores de terrenos em linha de água de drenagem dos descarregadores de fundo, para a necessidade de boas práticas nesta finalidade.

02.06.2023

A ABMC participou na reunião de trabalho regional para a construção do Livro Branco do Regadio, que decorreu no Auditório do Centro Cultural de Mirandela, hoje, dia 2 de Junho, em representação da FENAREG. Foi uma reunião importante em que o Senhor Director Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural expôs objectivos e metodologia de participação, dando ênfase a que “os melhores projectos são os que nascem do território”.

15.06.2023

Realizou-se hoje dia 15 de junho nas instalações da ABMC uma reunião de trabalho com a empresa Biocity Agrícola, os colaboradores e a Direcção da ABMC. A Biocity Agrícola é uma empresa especializada em rega de precisão, projetos, manutenção de sistemas e gestão na óptica do uso eficiente da água. Atendendo ao contexto actual, haver soluções personalizadas e especializadas, e criar parcerias que promovam o desenvolvimento e a aplicação científica no campo é essencial. Estiveram, da parte da Biocity, a Engª. Leonor Chichorro e o Eng°. António Pedro Moniz. O site desta empresa é www.biocity.pt

23.05.2023

Os Bombeiros de Macedo de Cavaleiros irão colaborar com a ABMC no sentido de melhorar a segurança do Canal Condutor Principal e dos depósitos de água comunicantes, foi hoje acordado em reunião. Será dada formação aos funcionários da ABMC e elaborado um protocolo de actuação em acidentes e emergências. A ABMC irá proceder à afixação de sinalética de informação e perigo nos locais mais críticos.

Dadas as características meteorológicas que se estão a verificar, com menos precipitação do
que a média do último século, e o corolário de opiniões avisadas sobre o tema da água que
tem ecoado um pouco por todos os órgãos de comunicação social, pensa-se realizar no final de
Junho uma Assembleia Geral da ABMC em que o tema será debatido. Serão, também,
apresentadas e discutidas ideias sobre resiliência à carência de água. Impõe-se que o nosso
Aproveitamento Hidroagrícola de Macedo de Cavaleiros tenha planos de antecipação e
contingência para a possibilidade de a seca se poder prolongar por mais do que um ano e meio
e dois anos. Há que pensar e implementar medidas de curto, médio e longo prazo. E não
desperdiçar água.
 

A cobrança da taxa de conservação de 2023 será feita em função das áreas constantes nos P3 de cada exploração que se situem dentro do Aproveitamento Hidroagrícola de Macedo de
Cavaleiros. Esta cobrança decorre nos termos da alínea h) do Artigo 4.º do Decreto-
Regulamentar 84/82. A cobrança desta taxa é independente da cobrança da taxa de
exploração. Todos os agricultores que o desejem, podem proceder ao seu cálculo e pagamento
voluntário antecipado a partir de 1 de Julho, contactando os nossos serviços. O valor para 2023
é de 40 € por hectare. Se a evolução da cobrança corresponder ao expectável, será possível
propormos a descida do valor por hectare em 2024.

A reabilitação da albufeira da Barragem da Carvalheira está a ser equacionada para complementar a capacidade de armazenamento do Canal Condutor Principal que serve o AHMC. A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros e a Cooperativa Agrícola já foram informalmente contactadas para conhecimento e eventual participação num estudo de viabilidade deste projecto que permitirá dispor dum volume de 40000 m³ de água com várias valências de utilização. Hoje esta albufeira está assoreada e a carecer uma requalificação.

12.05.2023

Decorreu hoje, 12 de Maio de 2023, uma visita de estudantes da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros, dos alunos do 8.ºA e do 8.ºD, à Barragem do Azibo, depósito e canal condutor principal, e à EEA – Estação Elevatória do Azibo. Foram acompanhados pelos Professores Lília Braz, Noélia Vilas Boas, Carla Freitas, Marco Silva e João Matos. Da parte da Associação de Beneficiários de Macedo de Cavaleiros estiveram presentes Nelson Serra, Carlos Rocha, Amândio Neves e Manuel Cardoso. Este tipo de acções é importante por parte da ABMC com a finalidade de contribuir para o ganho de notoriedade que esta obra pública, Aproveitamento Hidroagrícola de Macedo de Cavaleiros, merece e tem para a população e para o futuro da nossa região. O valor da água como bem a preservar em prol da agricultura, do turismo e do bem-estar das populações.

A Direcção do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros e a Direcção da ABMC acordaram serem efectuadas visitas de estudo à Barragem do Azibo, Estação Elevatória e Canal Condutor Principal, assim como a áreas entendidas de interesse do Aproveitamento Hidroagrícola de Macedo de Cavaleiros.
 
O IFAP e a ABMC estão a acordar a celebração dum protocolo que permitirá uma melhoria significativa da gestão do AHMC pela eficácia promovida pela utilização de bases de dados.  
 
 
 

13.04.2023

No dia 13 de Abril, decorreu na ARBCAS – Associação de Regantes e Beneficiários de Campilhas e Alto Sado, a Assembleia Geral Ordinária da FENAREG para aprovação de contas de 2022 e Admissão da Associação de Beneficiários de Macedo de Cavaleiros.
Decorreu também a Assembleia Geral Extraordinária, onde foram eleitos os Corpos Sociais da FENAREG para o triénio 2023-2025.
Os regantes visitaram ainda a obra de rega da Campilhas e Alto Sado.
 
 
 

03.04.2023

A limpeza do canal condutor principal ficou concluída em Março. O canal foi cheio no dia 3 de Abril e a rega principiou a ser efectuada a 4 de Abril, por sectores. Nesta campanha de rega já será possível utilizar os recursos de optimização de gestão de caudal pela automatização e monitorização à distância do Canal Condutor Principal, SkyWaterflow, criado e desenvolvido pela empresa SkySYS a partir dum protótipo em 2017 e cuja instalação ficou agora concluída. 

Copyright © 2023 ABMC todos os direitos reservados